Dívidas? Veja 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente

Sair do vermelho é a principal meta das pessoas, após a chamada crise econômica, que alguns chamam de crise política, os brasileiros sentiram onde dói mais: no bolso. 

Esse é o primeiro artigo de uma série de 5, com eles você vai aprender a sair das dívidas, se educar financeiramente e dar os primeiros passos para investir e ganhar com investimentos!

1º Dívidas? Veja aqui 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente (VOCÊ ESTÁ AQUI!)
9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa
Conservador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?
As 5 melhores aplicações para começar a investir e ganhar dinheiro
Como investir e ganhar dinheiro mesmo com a crise em 5 passos simples

De acordo com dados e informações do Banco Central, as pessoas estão com mais dificuldades em conseguir dar conta de suas despesas. Tanto que as renegociações bancárias aumentaram, batendo um recorde.

A inadimplência no Brasil subiu e devido ao efeito cascata esse índice está aumentando e prejudicando milhares de brasileiros. O poder de compra caiu, o mercado imobiliário desaqueceu e os impostos estão cada vez mais altos.

Os números são alarmantes, o desemprego já atinge 10% dos brasileiros e para os mais novos essa situação se agrava, pois quase 21% dos jovens não tem emprego.

Somente no ano passado, aproximadamente 30 mil empresas fecharam as portas, isso só no estado de São Paulo.

Mas sabemos que você, leitor do blog Investir & Ganhar Dinheiro não quer ficar só reclamando do governo, da empresa, ou de qualquer fator externo que pode afetar negativamente no seu resultado. Você está aqui para buscar soluções práticas.

E nós estamos aqui para te ajudar! Para  saber como melhorar e organizar as finanças, confira essa lista que preparamos para você com 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente.

 1 – Anote tudo!

Dívidas? Veja 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente

Para conseguir sair do vermelho você precisa saber e conhecer a fundo quais são suas dívidas. Anote tudo em um caderno, no celular ou em uma planilha no Excel e some para ter uma real noção da sua situação. Nesse momento você ainda não vai elaborar uma planilha financeira, como você ainda não está habituado a controlar na ponta do lápis suas finanças, esse é o momento de se familiarizar com o processo.

Nós já passamos por isso e sabemos que não é fácil, e quando perguntamos para as pessoas o quanto elas devem, a resposta é sempre inferior ao real valor. Quando você coloca no papel é provável que tome um susto, esse é o momento de respirar fundo, e se preciso, vá até um lugar calmo e reflita sobre o assunto. É fundamental estar disposto a mudar o seu padrão de vida para colher bons frutos no futuro. Então vamos para a dica 2 para sair do vermelho rapidamente.

2 – Pare de comprar imediatamente

Dívidas? Veja 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente

Quando falamos “parar de comprar” é deixar de adquirir coisas que não são essenciais e que podem ficar para um segundo momento. O grande problema é o nosso comportamento, o quanto você ganha não significa ter saúde financeira. Conheço muitas pessoas que mesmo com um salário inferior, possuem uma boa saúde financeira.

É muito importante saber a diferença entre necessário, desejo e supérfluo. O necessário é aquilo que é indispensável no seu dia-a-dia, por exemplo: arroz e feijão. Desejo é aquilo que você tem vontade de ter, mas não é extremamente necessário, por exemplo: comer em uma churrascaria. O supérfluo é algo desnecessário, você realmente não precisa daquilo, por exemplo: uma tábua para churrasco de 500 reais.

Nesse ponto é preciso convencer a si mesmo e dependendo do caso deixar bem claro para sua família quais são seus objetivos financeiros. Saber dizer não é uma tarefa um pouco difícil no começo, vai haver críticas e você não pode se abalar por isso. Lembre-se, foco é saber dizer não para todas as outras coisas. Agora vamos para a dica 3 para sair do vermelho rapidamente.

3 – Guarde uma parte do seu salário

Conhece a regra de que a primeira coisa que você deve pagar quando recebe o salário é a si mesmo? Então, inclusive isso faz parte da educação financeira. Se você ainda não tem uma poupança, abra já e passe a colocar um valor fixo todo mês.

Cada situação precisa ser tratada de uma maneira, se você está com dívidas, sugiro que guarde somente o necessário para um eventual imprevisto. Estipule um valor X como meta, esse valor será a sua reserva em caso de algum imprevisto financeiro.

Ao atingir esse valor que você julga ser suficiente para um eventual acontecimento inesperado, dê uma pausa no valor fixo mensal que você está guardando, pois agora é hora de focar em pagar as suas dívidas de verdade.

Após pagar as dívidas sugerimos que continue guardando um valor mensal, que tal 10% do seu salário? Você verá a diferença que isso fará no futuro! Agora vamos para a dica 4 para sair do vermelho rapidamente.

4 – Renegociação de dívidas

Agora que você já tem uma visão das suas dívidas, pode ir atrás de cada um dos credores para renegociar. É muito importante ser franco com os seus credores, não prometa o que você não poderá cumprir. Busque condições que estão dentro da sua realidade.

Muitas pessoas fazem previsões muito otimistas quanto ao futuro de suas receitas, sempre esperando que determinado mês vai ser melhor. Não conte com isso, faça estimativas baixas, se acontecer um aumento nas receitas você irá liquidar aquela dívida antes do tempo previsto. O que seria ótimo, não é mesmo? Então vamos para a dica 5 para sair do vermelho rapidamente.

5 – Evite comer fora

Dívidas? Veja 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente

Restaurantes são caros! É possível se divertir em casa e chamar seus amigos para cozinhar, assim você economiza e logo vai conseguir sair do vermelho. O fator chave desse ponto é o planejamento.

Tenha em mente ou se preciso anote as suas próximas refeições. Para que você prepare uma refeição, você precisa ter todos os ingredientes na sua casa, se você não tiver sabe o que vai acontecer? Você vai pedir uma pizza!

E se isso acontecer frequentemente o seu bolso e a sua saúde não vão te agradecer. Por isso sempre planeje suas refeições e aproveite para comer coisas saudáveis, vai te dar mais energia e disposição para buscar seus objetivos. Vamos seguir agora com a dica 6 para sair do vermelho rapidamente.

6 – As dívidas maiores primeiro

Caso você tenha diversas dívidas, procure liquidar aquelas com os juros mais altos em primeiro lugar, isso irá acelerar o processo. É interessante conversar com todos os credores e mostrar a sua estratégia para se livrar das dívidas. Ele irá ficar mais confiante, pois você tem um bom plano e está sendo honesto mesmo diante de uma inadimplência. Faça o teste! Vamos seguir agora com a dica 7 para sair do vermelho rapidamente.

7 – Faça uma planilha

Quem se organiza consegue sair do vermelho com mais facilidade e ainda controlar os gastos ao longo mês. É fundamental ter em mente que você não pode abandonar a planilha, ela irá te acompanhar mesmo depois que você se livrar das dívidas. Sendo assim, não perca mais tempo e baixe agora a planilha financeira que disponibilizamos para você gratuitamente. É só deixar o seu e-mail abaixo que mandaremos ela para você.










8 – Comprar a vista

Se você continuar fazendo parcelas será muito difícil sair do vermelho. Compre somente à vista, se for algo muito urgente utilize sua reserva de emergência, mencionado no passo 3, e volte a guardar até atingir novamente o seu valor X. Seja criativo, cuide das suas coisas, conserte você mesmo o que está quebrado e só gaste depois que tiver o dinheiro na mão, é assim que faziam os nossos avós. Vamos seguir agora com a dica 9 para sair do vermelho rapidamente. 

9 – Mudanças no padrão de vida familiar

Se sua economia não se ajusta as necessidades familiar atual, chegou o momento de abrir mão de algumas coisas e modificar a situação econômica familiar. Converse com seus filhos e companheiro(a), fale que as mudanças serão apenas por um tempo e que todos devem colaborar. Com todos ajudando será muito mais fácil! Vamos seguir agora com a dica 10 para sair do vermelho rapidamente.

10 –  Feira do mês

Ir ao supermercado todos os dias, pode levar a uma conta mais pesada, por isso, planeje comprar tudo de uma vez, e coloque um orçamento para isso. Compre tudo para durar um mês, e reserve apenas uma parte para comprar semanalmente as frutas e verduras, que não aguentam tanto tempo na geladeira.

5 passos simples para investir na bolsa de valores com pouco dinheiro

Seguindo essas dicas garantimos que você sairá do vermelho muito antes do que imagina!

Lembre-se: compramos quando estamos triste, compramos para comemorar e esse círculo vicioso parece nunca ter fim. Para reverter essa situação financeira complicada, você precisa parar diante do computador, munido de caderno e calculadora para ter uma visão de tudo o que você precisa pagar.

Quais são seus ganhos atuais e, assim, poder montar uma estratégia para não gastar ainda mais. Outra boa alternativa, principalmente se você identificar que o valor total devido é algo assustador e fora de sua capacidade financeira, é tentar ganhar uma renda extra para ajudar a pagar tudo isso.

Apesar de não fazer parte da cultura do brasileiro, principalmente porque não está no currículo acadêmico das escolas de base, a educação financeira é uma das melhores saídas para evitar crises econômicas e não entrar no vermelho.

As pessoas entram em dívidas simplesmente porque não refletem se tal produto de fato é necessário no seu dia a dia. E a educação financeira é também uma maneira de mudar todo o comportamento de compradores compulsivos.

Viu só? Com pequenos passos e determinação será possível sair do vermelho rapidamente! Aplique esses passos e seja firme para chegar no seu objetivo final, que é se livrar das dívidas e começar a desfrutar de uma vida financeira saudável.

A partir do momento que você está no comando da sua vida financeira e consequentemente no azul, programe sua mentalidade para o sucesso. Conheça as opções de investimentos disponíveis para o seu perfil e abra o leque de conhecimento sobre as aplicações mais rentáveis disponíveis. O Blog Investir & Ganhar Dinheiro apresenta diversos conteúdos sobre investimentos, além de dicas para não cair em armadilhas financeiras. Acompanhe essa série de 5 artigos e aprenda a sair do vermelho, se educar financeiramente e a dar os primeiros passos para investir e ganhar com investimentos.

Esperamos que você vença essa etapa o mais rápido possível para que você viva uma vida abundante. Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das melhores dicas sobre educação financeira.

Agora é a hora de dar o primeiro passo na direção certa para ganhos futuros. Vamos falar sobre investimentos? Mas antes de falar sobre investimentos precisamos escolher uma corretora, certo? No próximo artigo você vai descobrir 9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa. Te esperamos do outro lado!

Esse é o primeiro artigo de uma série de 5, com eles você vai aprender a sair das dívidas, se educar financeiramente e dar os primeiros passos para investir e ganhar com investimentos!

1º Dívidas? Veja aqui 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente (VOCÊ ESTÁ AQUI!)
9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa
Conservador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?
As 5 melhores aplicações para começar a investir e ganhar dinheiro
Como investir e ganhar dinheiro mesmo com a crise em 5 passos simples

Obtenha a sua independência financeira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *