Conservador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?

Conversador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?

A maioria dos investidores iniciantes não gosta ou não dão muita importância quando o profissional de investimentos lhe entrega um questionário com algumas perguntas para identificar qual o seu perfil de investidor. 

Esse é o terceiro artigo de uma série de 5, com eles você vai aprender a sair das dívidas, se educar financeiramente e dar os primeiros passos para investir e ganhar com investimentos!

Dívidas? Veja aqui 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente
9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa
3º Conservador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?  (VOCÊ ESTÁ AQUI!)
As 5 melhores aplicações para começar a investir e ganhar dinheiro
Como investir e ganhar dinheiro mesmo com a crise em 5 passos simples

No artigo anterior falamos sobre a importância de escolher corretamente uma corretora de valores para comprar e vender ações, você deve ter visto que uma escolha errada pode impactar em reduções na sua margem líquida. Se você ainda não conhece as 9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa, recomendo que leia antes de começar a ler esse artigo, clique aqui e boa leitura.

Conversador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil investidor?

Da mesma forma que você exige que sua corretora seja capacitada para fazer a intermediação do seu dinheiro, a corretora busca clientes capacitados para efetuarem seus investimentos.

Você deve estar se questionando, estou pagando várias taxas para a corretora porque sou iniciante e ela quer que eu seja capacitado? Calma, o ponto que queremos chegar é que cada indivíduo possui uma particularidade diferente em relação ao destino dos seus recursos financeiros.

Por exemplo, a corretora te oferece um ótimo investimento de longo prazo, mas você precisa do dinheiro no curto prazo. Obviamente será uma péssima escolha. É nesse ponto que queremos chegar, mas não é só isso, existem diversos fatores que influenciam no seu perfil de investidor.

Onde você guarda seu dinheiro?

Há pessoas que ainda não possuem um conhecimento básico sobre economia e guardam seu dinheiro em casa, no cofre secreto ou em casos mais extremos até no colchão e outras pessoas deixam no banco, mas o dinheiro fica parado em sua conta. Essas atitudes são ocasionadas por crenças de que é arriscado deixar seu dinheiro em qualquer tipo de aplicação.

O que essas pessoas não sabem é que seu dinheiro está perdendo o valor devido à inflação, ou seja, se você tem um dinheiro sobrando e não quer assumir riscos elevados, procure uma aplicação que renda o suficiente para que você não perca o poder de compra no futuro.

Outras pessoas não usam o termo guardar dinheiro e sim reinvestir. São aqueles que buscam uma rentabilidade considerável para que seu patrimônio sempre cresça, seja através de um CDB, Fundos de Investimentos, Ações, dentre muitas outras formas de fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Não importa em qual categoria você se coloca nem o quanto dinheiro você possui. Antes de qualquer decisão saiba onde o seu dinheiro está e qual a previsão de rentabilidade para avaliar o quanto você pode ganhar ou perder. Mas lembre-se, rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura, é essencial levar em consideração as tendências do mercado financeiro.

Quais os seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo?

Conversador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil investidor?

Saber o que você vai fazer com o seu dinheiro no futuro ajuda a direcionar seu investimento para o lugar certo. Por exemplo, a pessoa ganhou certo valor em dinheiro de herança e quer transformar em renda quando se aposentar. Outro exemplo é uma pessoa que deseja utilizar seu dinheiro a qualquer momento quando surgir uma oportunidade de negócio imobiliário.

Cada ser humano possui um plano de vida e consequentemente um plano financeiro, ou deveria ter. Por isso que a Análise do Perfil de Investidor busca identificar as melhores escolhas para aquela pessoa especificamente.

Você está preparado para eventuais imprevistos?

Esse tópico é relativamente complexo e indispensável. Complexo pelo fato de que cada indivíduo possui um estilo de vida diferente do outro e indispensável, pois se você não fizer um esforço e simular alguns imprevistos é provável que você não tenha rentabilidade nenhuma ou até perca parte do capital investido.

Digamos que você conseguiu guardar um dinheiro e decide efetuar uma aplicação financeira com prazo de carência de dois anos, como você comprometeu todo seu recurso financeiro naquela aplicação e o seu salário só cobre o seu custo de vida, suas chances de fracassar é muito elevada.

Mesmo que você escolheu uma excelente opção de investimento e você garante que não será demitido do seu emprego você tem que concordar comigo que seu carro pode quebrar, sua casa pode precisar de algum reparo urgente, seu filho pode precisar de um médico, enfim, diversos imprevistos podem acontecer nesses dois anos.

Ao se deparar com um imprevisto financeiro, a pessoa vai contrair um empréstimo bancário, pagar juros altos e aquele investimento que estava rendendo maravilhosamente bem, foi prejudicado pela falta de planejamento financeiro em todas as áreas da sua vida. Este é só um exemplo dentre muitos outros que vão afetar nas suas decisões.

Descobrindo as características de cada Perfil de Investidor

Conversador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil investidor?

Conservador

Busca segurança acima de tudo, seu objetivo é proteger o capital, ou seja, sua maior prioridade é não perder. Ele está disposto a obter uma rentabilidade relativamente menor desde que seu risco seja o menor possível. Para esse tipo de investidor é indicado aplicações em renda fixa.

Moderado

Também busca segurança, mas deseja uma rentabilidade um pouco maior, desde que seu risco não seja muito elevado. Procura por investimentos a fim de obter ganhos maiores que a inflação. É indicado fundo de renda fixa, multimercados e pode aplicar uma pequena parte em fundo de ações.

Agressivo

Agressivo ou arrojado é aquele que está disposto a correr mais risco a fim de obter maiores ganhos no médio e longo prazo. Supostamente possui conhecimento de mercado e sabe onde está aplicando seu dinheiro. Fundos multimercados e Fundos de Ações são os indicados para esse perfil.

Sou obrigado a responder o questionário de Análise do Perfil do Investidor?

Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para aplicações em Fundo de Ações, Renda Fixa Credito Privado ou Multimercados é preciso sim responder o questionário ou declarar por escrito ou eletronicamente que se recusa. Os dados tem validade de 360 dias.

Conversador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil investidor?

Você deve ter percebido que quanto maior a sua expectativa de retorno, maior deve ser o seu conhecimento em relação as suas escolhas. Para você se tornar um investidor com perfil agressivo, é preciso que você estude muito sobre os produtos de investimentos mais arriscados, fazendo isso seu risco que era muito elevado pode reduzir devido à quantidade de informações que você possui sobre determinada aplicação.

Responda o questionário de Analise do Perfil do Investidor no site da EXAME e descubra qual é o investimento certo para você, pois você é único e seu dinheiro deve estar no lugar certo para que ele renda o suficiente para que você atinja seus objetivos.

Agora que você já sabe qual é o seu perfil de investidor, preparamos um artigo com as 5 melhores aplicações para começar a investir e ganhar dinheiro. Clique aqui para ser direcionado ao conteúdo. Boa leitura!

Esse é o terceiro artigo de uma série de 5, com eles você vai aprender a sair das dívidas, se educar financeiramente e dar os primeiros passos para investir e ganhar com investimentos!

Dívidas? Veja aqui 10 dicas incríveis para sair do vermelho rapidamente
9 dicas simples para escolher a melhor corretora de valores para investir na bolsa
3º Conservador, moderado ou agressivo? Qual o seu perfil de investidor?  (VOCÊ ESTÁ AQUI!)
As 5 melhores aplicações para começar a investir e ganhar dinheiro
Como investir e ganhar dinheiro mesmo com a crise em 5 passos simples

Obtenha a sua independência financeira! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *